Já sabemos que o valor de um produto/serviço ou negócio não está exclusivamente atrelado ao seu preço, e existem outras variáveis que foram adicionadas à equação ao longo do tempo.
Uma delas é a sinergia entre o cliente e a marca, em outras palavras é a capacidade da empresa de entender o comportamento do consumidor e atender às suas necessidades.
Uma das ferramentas comumente utilizadas para criar e posicionar produtos/serviços atrelados às necessidades e valores do cliente é o Canvas da Proposta de Valor.
Esta é uma ferramenta desenvolvida por Alexander Osterwalder, Yves Pigneur e Alan Smith para atuar como uma ferramenta complementar ao Business Model Canvas, que tem como objetivo pensar na Proposta de Valor de forma mais estruturada para otimizar as chances de sucesso no encaixe entre o produto e o mercado, ou seja, se aprofundar em segmentação de clientes e na proposta de valor.
E o que isso tem a ver com inovação aberta?
Tem tudo a ver. ;)
O processo para desenvolver a proposta de valor do seu negócio pode ser através da inovação aberta.
A inovação aberta começa quando eu tenho um problema/necessidade ou preciso refinar um produto ou serviço. E ao promover a integração das cabeças pensantes que você reuniu do mercado - potenciais consumidores, startups, base científica em universidades, empresas - você terá uma proposta de valor muito mais robusta.
Além disso, você pode usufruir de uma agregação de valor entre todas as partes envolvidas, o que vai fomentar o seu negócio garantindo que você tenha uma evolução rápida com custo menor e ganho de conhecimento.
Ao longo do processo você tem a possibilidade de aprender a trabalhar com Startups e Universidades, entender o que é possível levar da ciência para dentro de casa, experimentar ideias dentro de um laboratório científico e colocar tudo isso para rodar em um ambiente propício para isso.
Quando você menos espera você pode estar envolvido em um matchmaking. Você pode virar sócio da Startup ou adquiri-la, desenvolver um centro de pesquisa no qual ela e outros grupos de pesquisa podem atuar.
Outra possibilidade muito interessante é construir pontes entre empresas concorrentes para buscar uma solução robusta para uma necessidade em comum, atualmente temos um cenário propício para isso com as demandas de #ESG. Esse tipo de troca leva a inovação aberta para um outro patamar.
Todo esse processo envolve a geração de valor e pode virar negócio.
O céu é o limite e as possibilidades infinitas, basta você se arriscar e estar aberto para a inovação.
Por fim, quero fazer uma recomendação para você: mergulhe no seu negócio e veja se a Inovação Aberta faz parte do seu dia a dia, perceba se é possível você usufruir do potencial desse processo.
Tudo isso para que você possa ter uma evolução no seu negócio pensando diferente, com pessoas diferentes, base de conhecimento diferente, e claro gerando valor para o seu negócio e a sociedade.
Eu sou o Raúl Javales Jr um executivo com visão de Designer sobre o mundo!
Estratégia, Inovação, Modelos de Negócios, Complexidade, tudo relacionado a criar novas oportunidades, faz parte do meu mundo, e eu estou aqui para compartilhar isso com você. Minha inquietude e inconformismo me faz recriar diariamente estratégias, caminhos e histórias.
Vamos juntos?
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